segunda-feira, 9 de maio de 2011

TIPOS DE VIDROS:

VIDRO OU ESPELHO BISOTÊ:


ESTE VIDRO, TAMBÉM CHAMADO DE BISELADO, RECEBE TRATAMENTO ESPECIAL EM SUAS BORDAS PARA EVITAR ACIDENTES E TRINCAS.
O ACABAMENTO CHANFRADO É CONSEGUIDO POR MEIO DA LAPIDAÇÃO E POLIMENTO. É APLICADO PRINCIPALMENTE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA.




ESPELHO COMUM:

ESPELHOS SEMPRE FORAM UTILIZADOS POR ARQUITETOS E DECORADORES PARA AMPLIAR AMBIENTES E PROPORCIONAR MAIOR APROVEITAMENTO DA LUZ NATURAL. ESSAS POSSIBILIDADES FORAM AMPLIADAS COM O DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS  DE ESPELHAR SÃO: QUE GARANTAIAM A PRODUÇÃO DE ESPELHOS MAIS RESISTENTES E NAS CORES PRATA, VERDE, CINZA E BRONZE.



   VIDRO TEMPERADO:

 OBTIDO POR MEIO DE AQUECIMENTO GRADATIVO E RESFRIAMENTO ABRUPTO EM UM FORNO DE TÊMPERA   (VERTICAL OU HORIZONTAL), TEMPERADO, ANTES DETUDO, É UM VIDRO DE SEGURANÇA, EM CASO DE QUEBRA, FRAGMENTA-SE EM PEDAÇOS POUCO CORTANTES, E BEM PEQUENOS. DEPOIS DE TEMPERADO, O VIDRO NÃO PODE SER BENEFICIADO, CORTADO, FURADO ETC. É MUITO UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA AUTOMOTIVA E RECENTEMENTE, NA DECORAÇÃO. É TAMBÉM O ÚNICO VIDRO QUE PODE SER APLICADO COMO PORTA SEM A UTILIZAÇÃO DE CAIXILHOS.










VIDRO ACIDADO OU ACETINADO:

PODENDO SER FABRICADO DE FORMA ARTESANAL OU INDUSTRIAL, ELE É SUBMETIDO A UMA SOLUÇÃO ÁCIDA QUE AGE NO VIDRO DE MODO CONTROLADO, CRIANDO TEXTURAS, DESENHOS, LETRAS, DANDO UM ASPECTO DE TRANSLUCIDEZ.
 NO PROCESSO ARTEDSANAL, AS ESTAMPAS SÃO CRIADAS SOB ENCOMENDA. JÁ NO INDUSTRIAL, O VIDO É COLOCADO EM MÁQUINAS QUE PERMITEM QUE ELE POSSA APRESENTAR APARENCIA  TOTALMENTE TRANSLÚCIDA, COLORIDA TOTALMENTE TRANSLÚCIDA, DECORADO COM LISTRAS BRILHANTES E DESENHOS FLORAIS, GEOMÉTRICOS E ARTÍSTICOS PADRONIZADOS.





VIDRO SERIGRAFADO:

EXISTEM DOIS PROCESSOS PARA SE PRODUZIR ESSE TIPO DE VIDRO. NO PROCESSO QUENTE, O MAIS UTILIZADO, UM ESMALTE CERÂMICO (TINTA VITRIFICADA), É APLICADO NA LÂMINA E EM SEGUIDA O VIDRO PASSA PELA TÊMPERA PARA QUE OS PIGMENTOS SEJAM INCORPORADOS A ELE, TORNANDO-O UM VIDRO TEMPERADO. PODE SER APLICADO EM VITRINES, BOXES, FACHADAS, DIVISÓRIAS, PORTAS, ETC. NO PROCESSO FRIO, UMA TINTA CUJO PROCESSO É FEITO POR UMA LUZ ULTRAVIOLETA É APLICADA NO VIDRO PARA QUE ADQUIRA COR E TEXTURA. É UM PROCESSO MAIS RÁPIDO E FÁCIL, PORÉM, ATEXTURA NÃO FICA TOTALMENTE INCORPORADA À LÂMINA, PODENDO SER RETIRADA COM OBJETOS PONTIAGUDOS OU ESTILETES.